Os recrutadores unanimemente viram o mercado de empregos de marketing experimentar um grande crescimento com a reabertura da economia, embora alguns avisem que pode ser uma espécie de “arenque vermelho”
O marketing costuma ser uma das primeiras equipes dentro de uma empresa a sofrer um golpe quando ocorre uma crise financeira, e com a pandemia de Covid-19 não foi diferente. Mas com a economia agora quase totalmente reaberta, o setor voltou a crescer, com os recrutadores relatando um aumento substancial no número de oportunidades de marketing disponíveis.
Houve um aumento de 302% nas oportunidades para profissionais de marketing nos seis meses até agosto de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados coletados para a Semana de Marketing pelo site de empregos Reed.
O mercado atingiu uma baixa histórica em abril do ano passado, quando havia apenas 2.125 empregos disponíveis. Em junho deste ano, no entanto, o número de cargos em aberto havia subido para 14.055, um aumento de 561%.
Os dados mostram que os gerentes de marketing têm uma demanda particularmente alta, sendo responsáveis por mais de uma em cada 10 funções nos últimos seis meses. As funções que pagam entre £ 25.000 e £ 50.000 têm sido as mais procuradas, respondendo por 65% das vagas disponíveis.
Uma investigação da Marketing Week descobriu que empresas de busca de executivos e agências de recrutamento que cobrem o setor de marketing têm experimentado a mesma tendência, à medida que os empregadores procuram preencher as lacunas de habilidades.
Estamos vendo uma maior demanda por CMOs e diretores de marketing à medida que as empresas continuam a se transformar.
De acordo com uma pesquisa da agência de recrutamento Hays, quase três quartos dos empregadores dizem ter experimentado escassez de habilidades no ano passado e, como tal, o número de empregos de marketing disponíveis pela agência tem aumentado desde o ano novo.
A consultora sênior de Ball and Hoolahan, Danielle Lavin, também afirma ter visto um “grande aumento” no número de funções de marketing, à medida que as empresas reconhecem que têm lacunas que precisam ser preenchidas. “Temos a tendência de descobrir que, no início de uma crise, o pessoal de marketing é um dos primeiros a ir, pois seu valor ou ROI nem sempre é óbvio para os tomadores de decisão de nível superior que estão olhando para os resultados financeiros”, diz ela. “Portanto, agora existem muitas lacunas que precisam ser preenchidas.”
Os salários de marketing saltam "em até 50%" à medida que o mercado de trabalho se recupera
Da mesma forma, a agência de recrutamento de marketing EMR experimentou um aumento de 10% nas vagas do primeiro trimestre de 2021 para o segundo trimestre, seguido por um aumento adicional de 15% no terceiro trimestre do ano. Michael Page, por sua vez, afirma estar vendo cerca de três vezes o número de cargos de marketing chegando agora em comparação com o primeiro trimestre deste ano.
Essa taxa de crescimento começou a se estabilizar no último mês ou mais, diz o consultor sênior de Michael Page, Will Pendlington. No entanto, a demanda “definitivamente ainda está lá” e “muito maior” do que a agência viu nos últimos 18 meses.
Como o número de vagas aumentou drasticamente, atualmente é um mercado impulsionado por candidatos, acrescenta Pendlington, com muito mais vagas abertas do que as inscrições de profissionais de marketing. Uma função que antes recebia 100 respostas agora está recebendo apenas 20 ou 30.
“Com tantos cargos em aberto e a demanda por talentos de marketing em alta, é um momento realmente bom para os candidatos mudarem, pois eles estão em uma ótima posição para negociar seus pacotes com empregadores que precisam desesperadamente de bons talentos para acompanhar a mudança na demanda ”, ele aconselha.
No entanto, em contraste com os dados de Reed, os especialistas em recrutamento estão vendo a demanda concentrada principalmente em candidatos de nível sênior médio.
Lavin, de Ball e Hoolahan, diz que está vendo mais vagas para candidatos de nível médio “que podem fazer tudo”, desde a estratégia até a entrega, enquanto a diretora Kindred Katie Jackson sugere que esse foco em candidatos “prontos” com experiência é colocar “maior pressão ”No pool de talentos de marketing de nível médio a sênior.
Com um número tão alto de oportunidades e poucos candidatos experientes para preenchê-las, os salários entre os profissionais de marketing de nível médio a sênior estão aumentando em até 50% .Por que o marketing está se tornando a carreira preferida dos jovens
David Nobbs, sócio-gerente da empresa de pesquisa executiva Grace Blue e chefe de consumidor, confirma que o número de oportunidades de marketing de nível sênior continuou a aumentar desde o auge da pandemia, e continua a aumentar de forma constante.
“Estamos vendo uma maior demanda por CMOs e diretores de marketing à medida que as empresas continuam a se transformar, incluindo o lançamento em novos mercados, impulsionando o crescimento e girando em torno das propostas dos clientes”, diz ele. As empresas também estão procurando conjuntos de habilidades mais especializadas em tecnologia, dados e comércio eletrônico, o que requer um certo nível de experiência.
Mas ele também acredita que haverá um aumento maior nas oportunidades para jovens no médio prazo, apontando que muitas grandes organizações estão se empenhando em programas de pós-graduação e estágios.
“Em uma pandemia, você corta custos e muitas vezes corta as pessoas menos experientes para economizar dinheiro, ou muitas empresas fazem parceria e terceirizam em certas coisas”, explica Nobbs. “Mas há muitas empresas que também estão terceirizando o suporte de marketing, então é um quadro em mudança.”
Por outro lado, a empresa de busca de executivos Fortune Hill adverte que qualquer aumento nas oportunidades de emprego para juniores pode ser uma "pista falsa", já que um aumento nas oportunidades de emprego agora não cobrirá necessariamente todas as funções que foram cortadas nos últimos 18 meses .
“A pandemia obrigou muitas organizações a tentar agilizar as operações. Como resultado, muitas equipes funcionais, incluindo marketing, viram reduções de pessoal ”, destaca o diretor associado da Fortune Hill, John Hunter.
“Estamos vendo mais funções de marketing sendo anunciadas em um nível júnior, mas isso é uma espécie de pista falsa, já que muitas reestruturações e saídas pós-pandêmicas criaram essas novas oportunidades. Há ainda menos funções do que antes da pandemia ”.
Sobre a Prime
Diariamente buscamos inovações e métodos para impulsionar nossos clientes á um grau de DESTAQUE e RESPEITO.
Todos os direitos reservados | Prime Marketing
Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.
Provérbios 15:22